Material interessantíssimo entregue no evento Google Imóveis/2008
Os dados abaixo são baseados em pesquisa Media-Screen de Julho 2008 com 605 pessoas no Brasil que compraram ou estavam pesquisando imóveis residenciais para compra nos últimos 6 meses e que têm acesso à Internet. Perfil da amostra representativo do universo de usuários de Internet no Brasil. 2 Comscore – Media Metrix Julho
1. Processo de Decisão e Compra de Imóveis no Brasil
• Pesquisa com 605 consumidores que compraram ou pesquisaram imóveis residenciais novos ou usados nos últimos 6 meses
As principais atividades empreendidas por estes consumidores na fase de pesquisa e compra de imóveis residenciais são:
As principais atividades empreendidas por estes consumidores na fase de pesquisa e compra de imóveis residenciais são:
- 1- Identificar imóveis adequados às suas necessidades.
- 2- Pesquisar valor de compra.
- 3- Pesquisar características de imóveis à venda.
- 4- Visitar imóveis a venda.
- 5- Montar planejamento/orçamento de compra.
- 6- Pesquisar sobre bairros e regiões. Pelo menos 52% dos compradores de imóveis novos valorizam e visitam estandes de vendas.
Exceto pelas visitas, que são feitas pessoalmente, a Internet é o veículo preferido para executar todas as demais atividades anteriores.
Os sites mais visitados por compradores de imóveis novos, em ordem de importância, são:
- 1- Sites de imobiliárias.
- 2- Sites de incorporadoras e construtoras.
- 3- Sites especializados em imóveis.
- 4- Sites de classifi cados de jornais online e
- 5- Hotsites de empreendimentos.
Já compradores de imóveis usados visitam:
- 1- Sites de imobiliárias.
- 2- Sites de classificados de jornais online.
- 3- Sites especializados em imóveis.
- 4- Busca local ou classificados online e
- 5- Seções de imóveis em portais.
Na opinião de compradores de imóveis, sites imobiliários devem ter as seguintes funcionalidades, em ordem de prioridade:
- 1- Fotos dos imóveis.
- 2- Informações completas sobre todos os custos envolvidos na transação de compra.
- 3- Informação sobre bairros e regiões.
- 4- Informações detalhadas sobre cada imóvel disponível.
- 5- Ferramentas interativas para cálculo de financiamento.
- 6- Opção para downloads de todo o material informativo sobre o imóvel.
- 7- Plantas baixas dos imóveis.
- 8- Mapas e orientações de como chegar no endereço do imóvel.
- 9- Opção para contatar em tempo real os corretores.
- 10- Tour virtual do imóvel e vídeos ilustrativos do mesmo.
67% dos compradores de imóveis mencionam ter acessado qualquer um dos sites que usou no processo de pesquisa e compra de imóveis através de Ferramentas de Busca. 1. Processo de decisão e compra de imóveis no Brasil.
2. Uso de Ferramentas de Busca na decisão e compra de imóveis residenciais no Brasil
• As Ferramentas de Busca online foram utilizadas por pelo menos 91% dos compradores de imóveis residenciais que usaram a Internet durante o seu processo de decisão e compra.
- 93% destes usaram Ferramentas de Busca para conhecer opções de imóveis disponíveis,
- 84% para compará-las,
- 81% para aprofundar-se e obter mais informações sobre imóveis de interesse e
- 72% para tomar a decisão final de compra.
• Ferramentas de Busca são o recurso mais usado por compradores de imóveis residenciais, à frente de jornais, sites de imobiliárias, escritórios de imobiliárias, recomendações de amigos/família, panfletos, sites especializados em imóveis e sites de incorporadoras ou construtoras.
• 97% dos usuários de Mecanismo de Busca para pesquisa e compra de imóveis utilizam o Google. 85% dizem que o Google desempenha um papel muito importante neste processo.
3. Estratégia cross-media integrando online + offline gera resultados superiores na venda de imóveis residenciais
• Canais de mídia tradicional alavancam o uso da Internet – 80% dos compradores usaram a Internet para aprender mais sobre um imóvel residencial de seu interesse após exposição à mídia tradicional (offline).
• Os recursos online mais utilizados após exposição à mídia tradicional foram Ferramentas de Busca, sites de imobiliárias, de incorporadoras ou construtoras, sites especializados em imóveis, listagens online de jornais e anúncios online em geral.
• A Internet também aumenta o nível de atenção dos consumidores para mídias tradicionais (off line) – 80% dos consumidores afi rmaram fi car mais atentos a anúncios e ofertas de imóveis residenciais em mídias tradicionais após terem usado a Internet para pesquisar, conhecer, comparar ou selecionar imóveis novos ou usados.
• No caso de imóveis novos, estandes de vendas, jornais e escritórios de imobiliárias são as fontes offl ine que mais se benefi ciam do interesse gerado pela Internet. Para imóveis usados, jornais, escritórios de imobiliárias e amigos/ família são as fontes offl ine mais consultadas.
4. Anúncios online potencializam o uso da Internet na exposição e venda de imóveis residenciais
• Compradores de imóveis afirmaram passar sete horas por dia, em média, na Internet e 86% destes disseram lembrar-se de anúncios de imóveis residenciais online nos últimos 30 dias.
• Banners animados são o formato de anúncio online mais lembrado pelos respondentes, seguidos por links patrocinados, banners estáticos, anúncios em vídeo e anúncios de texto.
• Mais de 80% dos respondentes disseram que anúncios online são eficientes ou muito eficientes em aumentar seu conhecimento sobre imóveis à venda – banners animados e anúncios em vídeo foram considerados os mais eficazes por mais de 86% da amostra.
• Acima de 72% dos compradores de imóveis afirmaram que anúncios online têm impacto positivo na sua motivação de compra, sendo anúncios em vídeo e banners animados os formatos considerados mais influentes por 75% dos respondentes.
• Pelo menos 30% dos compradores já clicaram em anúncios online sobre imóveis residenciais – esta taxa sobe para 70% dos respondentes nas fases iniciais do processo de decisão e compra.
5. Plataforma de mídia do Google ajuda vender o seu imóvel
• Google é o mecanismo de busca mais popular do Brasil, atingindo mais de 79% dos usuários de Internet no país, com mais de 296 milhões de visitas e 1,5 bilhões de páginas vistas por mês .
• As soluções de marketing do Google permitem a veiculação de links patrocinados no site de busca do Google e em sites parceiros de busca, além de oferecer alternativas de anúncios online como texto, banners estáticos e animados, imagens, vídeo e gadgets que podem ser veiculados na Rede de Conteúdo do Google, composta de milhares de sites parceiros.
Fonte: MarketingImob
OBSERVAÇÃO DO EDITOR: Embora realizada em 2008, a pesquisa Media-Screen/ GOOGLE é hoje, inteiramente pertinente como parâmetro para avaliação.
Espero que você tenha considerado este boletim informativo como uma experiência de aprendizado interessante. Obrigado...
Ricardo Severini - Creci MGF 0024655
Andréa Severini - Creci MGF 0024652
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Inteligência Imobiliária – Imóveis É Um Grande Negócio
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