segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Estudo Sobre o Mercado Imobiliário No Brasil

ESTUDO GOOGLE SOBRE O MERCADO IMOBILIÁRIO NO BRASIL

Material interessantíssimo entregue no evento Google Imóveis/2008

Os dados abaixo são baseados em pesquisa Media-Screen de Julho 2008 com 605 pessoas no Brasil que compraram ou estavam pesquisando imóveis residenciais para compra nos últimos 6 meses e que têm acesso à Internet. Perfil da amostra representativo do universo de usuários de Internet no Brasil. 2 Comscore – Media Metrix Julho
  
1. Processo de Decisão e Compra de Imóveis no Brasil

• Pesquisa com 605 consumidores que compraram ou pesquisaram imóveis residenciais novos ou usados nos últimos 6 meses

As principais atividades empreendidas por estes consumidores na fase de pesquisa e compra de imóveis residenciais são:

  • 1- Identificar imóveis adequados às suas necessidades.
  • 2- Pesquisar valor de compra.
  • 3- Pesquisar características de imóveis à venda.
  • 4- Visitar imóveis a venda.
  • 5- Montar planejamento/orçamento de compra.
  • 6- Pesquisar sobre bairros e regiões. Pelo menos 52% dos compradores de imóveis novos valorizam e visitam estandes de vendas.

Exceto pelas visitas, que são feitas pessoalmente, a Internet é o veículo preferido para executar todas as demais atividades anteriores.

Os sites mais visitados por compradores de imóveis novos, em ordem de importância, são:
  • 1- Sites de imobiliárias.
  • 2- Sites de incorporadoras e construtoras.
  • 3- Sites especializados em imóveis.
  • 4- Sites de classifi cados de jornais online e
  • 5- Hotsites de empreendimentos.

Já compradores de imóveis usados visitam:

  • 1- Sites de imobiliárias.
  • 2- Sites de classificados de jornais online.
  • 3- Sites especializados em imóveis.
  • 4- Busca local ou classificados online e
  • 5- Seções de imóveis em portais.

Na opinião de compradores de imóveis, sites imobiliários devem ter as seguintes funcionalidades, em ordem de prioridade:

  • 1- Fotos dos imóveis.
  • 2- Informações completas sobre todos os custos envolvidos na transação de compra.
  • 3- Informação sobre bairros e regiões.
  • 4- Informações detalhadas sobre cada imóvel disponível.
  • 5- Ferramentas interativas para cálculo de financiamento.
  • 6- Opção para downloads de todo o material informativo sobre o imóvel.
  • 7- Plantas baixas dos imóveis.
  • 8- Mapas e orientações de como chegar no endereço do imóvel.
  • 9- Opção para contatar em tempo real os corretores.
  • 10- Tour virtual do imóvel e vídeos ilustrativos do mesmo.

67% dos compradores de imóveis mencionam ter acessado qualquer um dos sites que usou no processo de pesquisa e compra de imóveis através de Ferramentas de Busca. 1. Processo de decisão e compra de imóveis no Brasil.

2. Uso de Ferramentas de Busca na decisão e compra de imóveis residenciais no Brasil

• As Ferramentas de Busca online foram utilizadas por pelo menos 91% dos compradores de imóveis residenciais que usaram a Internet durante o seu processo de decisão e compra.

  • 93% destes usaram Ferramentas de Busca para conhecer opções de imóveis disponíveis,
  • 84% para compará-las,
  • 81% para aprofundar-se e obter mais informações sobre imóveis de interesse e
  • 72% para tomar a decisão final de compra.

• Ferramentas de Busca são o recurso mais usado por compradores de imóveis residenciais, à frente de jornais, sites de imobiliárias, escritórios de imobiliárias, recomendações de amigos/família, panfletos, sites especializados em imóveis e sites de incorporadoras ou construtoras.

• 97% dos usuários de Mecanismo de Busca para pesquisa e compra de imóveis utilizam o Google. 85% dizem que o Google desempenha um papel muito importante neste processo.

3. Estratégia cross-media integrando online + offline gera resultados superiores na venda de imóveis residenciais

• Canais de mídia tradicional alavancam o uso da Internet – 80% dos compradores usaram a Internet para aprender mais sobre um imóvel residencial de seu interesse após exposição à mídia tradicional (offline).

• Os recursos online mais utilizados após exposição à mídia tradicional foram Ferramentas de Busca, sites de imobiliárias, de incorporadoras ou construtoras, sites especializados em imóveis, listagens online de jornais e anúncios online em geral.

• A Internet também aumenta o nível de atenção dos consumidores para mídias tradicionais (off line) – 80% dos consumidores afi rmaram fi car mais atentos a anúncios e ofertas de imóveis residenciais em mídias tradicionais após terem usado a Internet para pesquisar, conhecer, comparar ou selecionar imóveis novos ou usados.

• No caso de imóveis novos, estandes de vendas, jornais e escritórios de imobiliárias são as fontes offl ine que mais se benefi ciam do interesse gerado pela Internet. Para imóveis usados, jornais, escritórios de imobiliárias e amigos/ família são as fontes offl ine mais consultadas.

4. Anúncios online potencializam o uso da Internet na exposição e venda de imóveis residenciais

• Compradores de imóveis afirmaram passar sete horas por dia, em média, na Internet e 86% destes disseram lembrar-se de anúncios de imóveis residenciais online nos últimos 30 dias.

• Banners animados são o formato de anúncio online mais lembrado pelos respondentes, seguidos por links patrocinados, banners estáticos, anúncios em vídeo e anúncios de texto.

• Mais de 80% dos respondentes disseram que anúncios online são eficientes ou muito eficientes em aumentar seu conhecimento sobre imóveis à venda – banners animados e anúncios em vídeo foram considerados os mais eficazes por mais de 86% da amostra.

• Acima de 72% dos compradores de imóveis afirmaram que anúncios online têm impacto positivo na sua motivação de compra, sendo anúncios em vídeo e banners animados os formatos considerados mais influentes por 75% dos respondentes.

• Pelo menos 30% dos compradores já clicaram em anúncios online sobre imóveis residenciais – esta taxa sobe para 70% dos respondentes nas fases iniciais do processo de decisão e compra.

5. Plataforma de mídia do Google ajuda vender o seu imóvel

• Google é o mecanismo de busca mais popular do Brasil, atingindo mais de 79% dos usuários de Internet no país, com mais de 296 milhões de visitas e 1,5 bilhões de páginas vistas por mês .

• As soluções de marketing do Google permitem a veiculação de links patrocinados no site de busca do Google e em sites parceiros de busca, além de oferecer alternativas de anúncios online como texto, banners estáticos e animados, imagens, vídeo e gadgets que podem ser veiculados na Rede de Conteúdo do Google, composta de milhares de sites parceiros.

Fonte: MarketingImob

OBSERVAÇÃO DO EDITOR: Embora realizada em 2008, a pesquisa Media-Screen/ GOOGLE é hoje, inteiramente pertinente como parâmetro para avaliação.

Espero que você tenha considerado este boletim informativo como uma experiência de aprendizado interessante. Obrigado...

Ricardo Severini - Creci MGF 0024655
Andréa Severini - Creci MGF 0024652

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Andréa Severini, formada em administração de empresa, bilíngue, já trabalhou para grandes empresas na área de marketing internacionalmente.

Através de suas inúmeras viagens desenvolveu uma verdadeira paixão por arquitetura, decoração e principalmente propriedades.

A sua imobiliária é reconhecida sempre a oferecer aos seus clientes o imóvel de seus sonhos. Andréa trabalha com seu irmão e parceiro Ricardo Severini em realizar este objetivo.


Ricardo Severini, formado em Comercio Exterior, bilíngue, já trabalhou para grandes empresas na área de “Real Estate” (imóveis) internacionalmente.

Através de seus inúmeros trabalhos no exterior, em mais de 33 países com quem já trabalhou e visitou Ricardo já ganhou vários prêmios no exterior como melhor diretor de vendas para o Caribe, Florida, e Itália.

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Inteligência Imobiliária – Imóveis É Um Grande Negócio

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